Digital out of home é o 2° meio que mais cresceu em 2012; Brasil já é o 5° maior mercado publicitário do mundo

Uma pesquisa do Projeto Inter-Meios, coordenado pelo Meio & Mensagem e auditado pela PricewaterhouseCoopers, revela o crescimento de 5,98% no meio publicitário no ano passado. Embora o Projeto considere que 2012 tenha sido um ano difícil para o setor – devido às crises financeiras e o baixo crescimento econômico – o Brasil já figura em 5º lugar entre os maiores mercados publicitários do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos, Japão, China e Alemanha.

Os dados da pesquisa indicam que o bolo publicitário movimentou no ano passado cerca de R$ 44,85 bilhões, sendo R$ 37,69 bilhões somente de investimento publicitário em mídias (em valores brutos). Nesse espaço, devido à incerteza do mercado, os maiores investimentos em publicidade foram registrados na TV aberta – de acordo com o Meio & Mensagem “em anos de incertezas econômicas, os meios mais consolidados tendem a se beneficiar da dúvida e acabam recebendo mais investimentos, como o caso da televisão”.

As mídias exteriores ficaram em 7° lugar nessa contagem. Mas é preciso entender que nessa categoria estão englobadas todas as publicidades exteriores (outdoor, painel etc.), e que, dentro de todas elas (como mostra a primeira tabela abaixo), o digital out of home é o que mais registrou investimentos, correspondente a quase 24% da fatia.

Mesmo estando na categoria que ficou abaixo dos meios consolidados em investimento, o digital out of home é o 2° meio que mais cresceu no ano passando, registrando 22,2% de subida. A diferença com o 1° lugar no ranking de crescimento, o cinema, foi de apenas 0,14%. É importante ressaltar que o cinema foi o último na análise de meios que mais receberam investimentos em 2012, e as mídias exteriores em 7ª posição. Embora alguns meios ainda permaneçam como “favoritos” dos investidores, como a TV e os veículos impressos, o crescimento em potencial e abrangência não registra bons números, muito pelo contrário (os jornais impressos, por exemplo, tiveram crescimento quase nulo, de 0,67%).

Confira a Tabela I, sobre os investimentos em mídia exterior, e a Tabela II, sobre o investimento geral em publicidade nos meios:

Tabela I: 

investimento midia exterior

Tabela II:

investimento geral publicidade

Com informações do Meio & Mensagem.