Endomarketing e Digital Signage: uma relação essencial para empresas

O sucesso de uma empresa é, em todos os casos, fruto de um bom direcionamento de marketing. O acerto em publicidade, construção de imagem, na relação empresa-consumidor e nas demais estratégias de promoção garantem boas receitas e, nos melhores exemplos, consolidação da marca. Não há hoje em dia, desde uma empresa familiar a uma indústria multinacional, quem não invista no marketing de seu negócio. Aliás, podem até existir empresas que ainda não investem – e é justamente por isso que nunca ouvimos falar delas.

De todas as ações feitas em prol da imagem do produto e da marca em relação ao público, um novo conceito aparece despontando nos últimos anos como essencial para o crescimento e/ou manutenção dos bons resultados: o endomarketing. Podemos entender o endomarketing de forma simplificada, embasada na etimologia da palavra, como o marketing interno da empresa, voltado para dentro.

Para compreender a importância do endomarketing, é necessário visualizar o marketing (como citamos no começo do texto) como um conjunto de ações que visam expor ao meio externo as propostas, ideias, vantagens, de um produto ou serviço. É o trabalho feito para-com-sobre o consumidor, o futuro consumidor, o responsável pelo consumidor. Trabalha essencialmente nessa relação marca x meio externo.

Visto isso, podemos entender o endomarketing como um giro de 180° nesse trabalho, isto é, o endomarketing é o conjunto de estratégias para estreitar e enriquecer a relação marca x meio interno. Esse público interno, o quadro de colaboradores, é muitas vezes chamado, inclusive, de cliente interno, tamanha a sua importância para a imagem positiva do negócio.

Nesse sentido, o endomarketing trabalha para reafirmar as ideias, conceitos e preceitos da empresa junto ao corpo de funcionários. Colaboradores que confiam, acreditam e gostam daquilo que produzem juntos garantem melhores resultados para a empresa e para eles mesmos, uma vez que o endomarketing prioriza a qualidade de vida desses profissionais.

O endomarketing engloba os treinamentos de capacitação, as ações motivacionais, as campanhas de incentivo, congratulação e valorização dos colaboradores, as estratégias de estabelecimento de metas, os encontros para elucidar e reafirmar novos procedimentos e situações afins. A Catho divide as ações de endomarketing em três pilares:

  •  Ações estratégicas, focadas no apoio da realização de metas estipuladas no planejamento da organização;
  • Ações motivacionais, voltadas para a satisfação e qualidade de vida dos colaboradores e da sociedade;
  •  Apoio à gestão, colaborando na implantação de processos para que todos saibam claramente como executar seu trabalho.

Os profissionais envolvidos com a comunicação interna das empresas podem encontrar alguma dificuldade na hora de desenvolver as ações de endomarketing. Dependendo do ambiente da empresa, as relações entre funcionários x marca x administração podem ser frágeis: e é exatamente esse o desafio. Porém, mesmo que o espaço seja propício ao bem estar geral, como difundir essas estratégias?

Felizmente a tecnologia tem crescido de forma conjunta com o marketing para vencer as barreiras do mesmo. Hoje em dia o digital signage já é amplamente difundido na publicidade, levando propagandas e conceitos onde os públicos se concentram através das ações de digital out-of-home. No caso do endomarketing não é diferente: instrumentos da mesma tecnologia difundem e unificam o conteúdo repassado dentro das empresas.

A TV Corporativa, por exemplo, é uma importante ferramenta para gestores e comunicadores transmitirem informes, realizarem treinamentos, produzirem conteúdo interno. Através de telas, de diversos tamanhos, ou melhor, da dimensão desejada, posicionadas em locais estratégicos do ambiente de trabalho, as mensagens de endomarketing são repassadas com a maior abrangência possível. As telas podem ser utilizadas como um canal próprio da empresa, e também há a possibilidade de operar como um mural informativo – o que facilita a publicação de recados breves, uma vez que os murais são procurados justamente para isso.

A facilidade do meio digital não se dá puramente por ser mais “visível”, mas, sim, por uma série de fatores combinados. Confira:

  • Atratividade: mensagens em telas chamam e prendem muito mais a atenção do que um simples cartaz de papel. A possibilidade de veicular vídeos e imagens totalmente personalizáveis abre caminho para produções criativas e focadas nos interesses daquele espaço.
  • Agilidade: continuemos falando de cartazes, para exemplificar. Idealizar um cartaz que caiba todo o conteúdo que uma série de slides pode expor é uma tarefa onerosa. Agora some isso ao tempo que se leva para imprimir e distribuir esse material no espaço. Com o digital signage o conteúdo é atualizado com a frequência desejada, editado, 100% digital. Não há custos de tempo e dinheiro com impressão e colagem.
  • Uniformidade: repassar uma ação motivacional para uma rede de empresas requer uma trabalhosa elaboração. Ainda bem que é possível distribuir a mesma mensagem para todas as unidades, todos os funcionários, dentro das empresas ou fábricas. A sinalização digital permite que um treinamento, palestra ou vídeo promocional pode ser utilizado uniformemente – ajudando a fortalecer a imagem da marca.
  • Modernidade: incoerente investir em marketing avançado e continuar utilizando papéis e murais de feltro em sua empresa. As telas são mais “limpas” e modernas e não geram ônus ao meio ambiente.
  • Prontidão: instrumentos de digital signage estão sempre prontos para divulgar o conteúdo que você deseja. Surgiu uma campanha de última hora devido a algum acontecimento? Divulgue amplamente em instantes.
  • Eficácia: dê fim definitivo aos e-mails que não chegam, aos memorandos que se perdem, aos recados não transmitidos. Os colaboradores visualizam a mensagem na hora em que ela chega – e você ainda pode circular o conteúdo quando for necessário.

As empresas que já utilizam desses instrumentos para veicular suas campanhas de endomarketing registram a eficácia desse produto: “As empresas têm que crescer fazendo uma comunicação direta entre seus colaboradores que fazem parte do processo. Uma empresa não consegue crescer se não houver interação entre os setores que a compõe. A TV Corporativa é uma ferramenta a mais para inteirar os procedimentos e ações da organização”, afirma Anderson Tsuchida, assessor de imprensa da Usina Coruripe, cliente da TV Player – soluções em Digital Signage.

Para conhecer os benefícios dessa tecnologia, entre em contato agora mesmo com a TV Player. Conheça também a opinião de outros clientes.

Leia outros detalhes sobre as vantagens de utilizar a TV Corporativa.