Supermercados fogem do convencional e aquecem mercado do digital out-of-home

O investimento em mídia digital out-of-home (DOOH) no Brasil mostra crescimento acentuado nos últimos anos. Utilizada em diversos setores do comércio e da prestação de serviços, a tecnologia de mídia indoor digital, segundo o Projeto Inter-Meios, movimentou no país cerca de R$ 220 milhões no ano passado, e foi considerado o 2º meio publicitário que mais cresceu no período.

O crescimento do segmento de DOOH, além de registrar um avanço no meio publicitário, significa também a modernização do mercado consumidor de informação e de produtos. Setores mais tradicionais do comércio, a exemplo dos supermercados, passaram a abolir as formas convencionais de divulgação e fidelização da marca e começaram investir num sistema mais ágil, limpo e atrativo: o digital out-of-home.

SUPERMERCADOS
Pensar na publicidade de supermercados há 15 ou 20 anos atrás é lembrar-se de imediato das campanhas em papel – não somente com flyers e folders, mas também na demonstração de produtos, ofertas coladas pelas paredes e feitas à mão. Muitas vezes com gosto duvidoso, improvisação e sem identidade visual consolidada da marca, a comunicação com o público feita pelos supermercados era um problema para os lojistas, e um choque de poluição visual sem igual para o consumidor.

Atualmente, com o setor de mídia digital indoor aquecido, as redes de supermercados são exemplos básicos de como o digital signage pode alavancar e otimizar qualquer empreendimento ou negócio. O que antes era feito com muito trabalho de logística para atualizar informações de ofertas e promoções, hoje é programado 100% via internet com serviços como a TV Indoor e o Menu Board Digital.

A TV Indoor, por exemplo, pode mudar o cotidiano de um supermercado. Além de disponibilizar conteúdo de entretenimento e jornalismo para os clientes, ela proporciona a divulgação de terceiros (se houver o interesse), divulgação de marcas parceiras do supermercado, atualização diária (ou mais frequente, se necessário) das informações como ofertas e promoções. Tudo isso com o design de acordo com o logotipo da marca, sem gastos com impressão e perda de tempo com colagens e recortes. Funcionários do próprio estabelecimento podem gerenciar o conteúdo da TV Indoor.

A TV Player, que atua no Brasil inteiro desenvolvendo tecnologia de ponta para DOOH, oferece o serviço de TV Indoor. Fernando Luis, gerente do Mercadinho Piratininga, em São José dos Campos – SP, é um dos clientes da TV Player. Há quase um ano utilizando a TV Indoor em sua empresa, afirma que com o investimento pôde proporcionar um ambiente melhor para os clientes fiéis e para os que estão começando a frequentar o espaço: “Durante as compras o cliente pode conferir notícias e ficar sabendo de novidades de nossa empresa”, explica Fernando.

O Mercadinho Piratininga possui mais quatro lojas no estado de São Paulo e investe também em outras formas de divulgação dos seus serviços, como jornais e flyers. Fernando conta que a intenção do mercado é “modernizar ainda mais a comunicação da empresa, investindo em novos produtos de comunicação nos próximos anos”.

MARCA EM DESTAQUE
Os benefícios do out-of-home não chegam somente aos consumidores, sempre interessados em inovações, ou para os empresários, que fidelizam clientes e alavancam suas vendas devido à modernização do espaço, mas também para as marcas – especialmente as vendidas dentro desse espaço – que anunciam nas telas de digital signage (em PDVs interativos, TV Corporativa etc.).

Supermercados são locais em que circulam pessoas de diversas idades e classes sociais, mas que, em via de regra, possuem certo poder de compra, sobretudo de produtos comuns ao cotidiano – como alimentos, produtos de limpeza, bebidas. Essas pessoas já se encontram num lugar onde o julgamento de qualidade, aparência e apresentação dos produtos é contínuo e necessário, uma vez que as compras buscam sempre alcançar a satisfação mais vantajosa.

Se nesse espaço a marca não procura se destacar, é bem provável que entre aquém nessa disputa. É claro que a qualidade e o investimento em outras mídias é necessário, porém, pesquisas internacionais confirmam que 85% das decisões de compra são realizadas no ponto de venda (PDV). Investir no local da compra, destacar-se nas gôndolas e freezers é sair à frente.
O principal é ser lembrado. Hoje as grandes empresas sabem que o poder de uma marca não tem preço. Fazê-la estar em evidência a todo o momento, faz a marca obter esse poder e assim se tornar uma preferência na escolha do cliente dentro de cada segmento”, opina Jefferson Prudencio, responsável pela Vitrine Prover Comunicação Visual.

A Vitrine Prover é uma agência que viabiliza o melhor espaço e as melhores condições para as marcas divulgarem seus produtos e conceitos dentro de locais de grande circulação de pessoas – como é o caso de supermercados. Utilizando a tecnologia TV Player para gerenciar os mais variados pontos de divulgação, a Vitrine Prover faz a ponte entre a marca, que deseja ficar em destaque, e o supermercado, que deseja modernizar o ambiente.

Confira abaixo a breve entrevista com Jefferson Prudencio:

Blog TV Player: A Vitrine Prover trabalha com espaços de mídia digital out-of-home (DOOH) em locais de grande circulação de pessoas, como é o caso dos supermercados. Gostaria que explicasse como é feito esse trabalho e como decidiu trabalhar com esse tipo de tecnologia.

Jefferson Prudencio: Nós percebemos que em lugares de grande fluxo de pessoas, como redes de supermercados, temos como trabalhar a parte de fixação de marcas. Em locais de filas como o setor da padaria e açougue, principalmente dos produtos que vendem dentro do próprio estabelecimento, em parceria com os fornecedores e o supemercado, nós conseguimos intensificar a venda do produto, aumentando assim as vendas e incentivando o cliente dentro do estabelecimento a comprar um produto que talvez ele nem tivesse em mente.

TV: Você acredita que os supermercados são beneficiados com os recursos de mídia DOOH?
JP: Com toda a certeza o aumento de vendas de produtos específicos, ainda que gradativo, melhora o montante nas vendas. Além disso, segundo pesquisas realizadas, o tempo de espera em alguns locais é “camuflado” pelas propagandas e assuntos diversos, entretendo o cliente.

TV: E quem divulga publicidade dessa forma dentro dos supermercados, tem quais benefícios?
JP: O principal é ser lembrado. Hoje as grandes empresas sabem que o poder de uma marca não tem preço. Fazê-la estar em evidência a todo o momento, faz a marca obter esse poder e assim se tornar uma preferência na escolha do cliente dentro de cada segmento.

TV: Para você, investir em publicidade DOOH é essencial para empresas e marcas que desejam crescer?
JP: Eu percebo que as megacidades, como São Paulo, têm a visão de marketing muito avançada, eles compreendem que é preciso divulgar, é preciso, como disse anteriormente, ser lembrado. Para isso, a publicidade não é um gasto desnecessário, mas, sim, um investimento que vai valorizar a marca e fazer com que dentro de cada segmento a marca seja a preferência por ser facilmente lembrada. Esse pensamento precisa ser implantado ainda dentro de outras cidades, mas, com toda certeza, é algo que deveria estar dentro do orçamento de todas as empresas, como padrão, como pagar a luz do seu escritório, deve ser uma prioridade.

TV: Por que você optou pela tecnologia da TV Player?
JP: A TV Player mostrou ter qualidade em seu serviço. Trabalhando juntos há quase um ano, percebo constantes upgrades no software, assistência e eficiência no trabalho, facilitando assim a satisfação daqueles que através de nós utilizam o digital out-of-home para anunciar.

NOVIDADE
A TV Player oferece em última mão para clientes e futuros usuários de nossas soluções uma nova facilidade para gerenciar o player (ou os players) de sua empresa ou rede.

O novo plugin (template) desenvolvido pela TV Player possibilita a criação de promoções e ofertas com ainda mais agilidade. A imagem do produto, preço e promoção que você deseja utilizar são buscados automaticamente do banco de dados sem que haja a necessidade de criar vídeos.

Veja a imagem como exemplo:

Template-midia-indoor

No novo template, você coloca o produto ou serviço que deseja oferecer em destaque, com preço e informações relevantes disponíveis. O fundo e as cores podem ser modificados de acordo com a identidade visual de sua empresa – a logo também pode ser inserida.

Ainda abaixo, há a possibilidade de colocar informes e avisos sobre a promoção veiculada. Tudo isso em formato animado e dinâmico, repetindo: sem necessidade de criar um vídeo.

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