A mídia indoor digital é um tipo de publicidade que utiliza telas digitais (TVs, monitores, painéis de led,...) em ambientes fechados, como shopping centers, academias, clínicas, supermercados, aeroportos, farmácias, entre outros estabelecimentos. Essas telas exibem anúncios, informações e conteúdos variados, atraindo a atenção do público presente nesses locais de forma segmentada e direcionada. Abaixo está uma visão detalhada sobre o que é, como funciona, composição dos custos, como montar e para quem serve:
O que é mídia digital indoor?
Mídia digital indoor refere-se ao uso de telas digitais para veicular conteúdos publicitários e informativos em ambientes internos. Essas telas podem ser monitores de TV, painéis de LED, totens interativos, tablets entre outros tipos de displays eletrônicos. Atualmente essas mídias são geridas por plataformas de digital signage que permitem a gestão remota do conteúdo dessas telas bem como agendamentos, programações, monitoramento, acompanhamento, geração dos relatórios de exibição para auditoria dos players.
Como funciona?
- Local para Instalação das Telas: As telas são instaladas em locais estratégicos com grande circulação de pessoas ou pontos de espera forçada, como exemplo: Elevadores, filas, refeitórios, pontos de murais analógicos, salas de espera, PDVs, dentre outros.
- Criação de Conteúdo: Anúncios e outros conteúdos são criados por agências de publicidade, pelo próprio anunciante, web designers, produtores de conteúdo ou enviadas diretamente pelos clientes que têm interesse em divulgar sua marca, produtos e serviços nesses displays.
- Sistema de Gestão de Conteúdo (CMS): Um software de gestão de conteúdo é usado para programar e gerenciar o que será exibido nas telas. Este software permite o upload, agendamento, controle remoto dos conteúdos, monitoramento via internet.
- Distribuição: O conteúdo é distribuído para as telas via internet ou rede local, garantindo que os anúncios estejam sempre atualizados. Podem ser reproduzidos em hardwares Windows (miniPc) , Android (box / stick) ou ainda diretamente em AndroidTVs.
Quanto custa?
Os custos da mídia digital indoor podem variar amplamente dependendo da infraestrutura dentre outros fatores:
- Tipo de tela: Monitores LCD, painéis de LED, totens interativos, etc.
- Quantidade e qualidade das telas:
- Localização: Locais de alto tráfego, como aeroportos e shopping centers, geralmente têm custos mais elevados.
- Segmentação do público impactado: Locais com segmentação de públicos tornam-se nichos de interesse direcionados
- Produção de conteúdo: Criação de conteúdo profissional pode encarecer parte do processo, porém, quando se tem tem rede de displays grandes (rede de mídia indoor), franquias, empresas com filiais, esse custo é diluído e justifica o investimento.
- Manutenção e suporte: Inclui custos de manutenção das telas, hardwares, infraestrutura e de uma confiável plataforma de digital signage.
Como montar?
- Planejamento: Identifique os objetivos, o público-alvo e os locais de instalação das telas.
- Contate os responsáveis pela plataforma: agende uma reunião demonstrativa, tire suas dúvidas, saiba que tipo de equipamento se adequa a sua necessidade, avalie custo/benefício. Evite investir errado logo no início do processo.
- Escolha dos Equipamentos: Selecione o tipo de tela, hardware e sistema operacional mais adequado para o seu projeto.
- Software de Gestão de Conteúdo: Escolha um CMS (Content Management System) confiável para gerenciar os conteúdos que serão exibidos.
- Instalação das Telas: Contrate uma empresa especializada para a instalação das telas, hardwares, infraestrutura (internet, rede) a instalação dos players é bem simples e acompanhado por nossa equipe de suporte.
- Criação de Conteúdo: Desenvolva conteúdos atraentes e relevantes para o público-alvo.
- Manutenção e Monitoramento: Estabeleça um plano de manutenção e monitoramento para garantir que as telas estejam sempre funcionando corretamente ( A plataforma TV Player, permite o monitoramento de comunicação, gestão de mídias e direciona mensagens automatizadas aos gestores conforme a customização aplicada).
Para quem serve?
A mídia digital indoor é adequada para uma ampla variedade de negócios e setores, incluindo:
- Varejo: Lojas, shopping centers.
- Saúde: Clínicas, hospitais, postos de saúde.
- Educação: Universidades, escolas.
- Transporte: Aeroportos, estações de trem, rodoviárias.
- Hotelaria: Hotéis, resorts.
- Esportes e Lazer: Academias, clubes esportivos.
- Restaurantes e Cafés: Estabelecimentos gastronômicos.
Em resumo, a mídia digital indoor é uma ferramenta poderosa para empresas que desejam comunicar suas mensagens de maneira eficaz em ambientes fechados, alcançando um público específico com conteúdos dinâmicos e atraentes.
Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com um de nossos consultores clicando no botão de WhatsApp do nosso site ou via e-mail !